Perguntas Frequentes

Consulte as dúvidas frequentes, para tirar as dúvidas mais comuns da área técnica, financeira e comercial:

Android

É o sistema operacional do Google para smartphones e tablets.

Aplicativo

Aplicativo é um software, disponível em loja virtual (app store), para instalação em dispositivo eletrônico de comunicação (smartphone, tv, tablet, computador, etc.), para desempenhar tarefas específicas.

Apple Store

É um serviço de distribuição digital de aplicativos desenvolvido e operado pela Apple Inc. A loja permite que os usuários naveguem e baixem aplicativos desenvolvidos com o kit de desenvolvimento de software para iOS.

Conexão de banda larga

Banda larga é a conexão de internet que permite ao usuário navegar em alta velocidade. A diferença entre acesso discado e banda larga é a velocidade de conexão. O acesso discado tem a velocidade de até 56 Kbps enquanto a banda larga tem velocidade mínima de 128 Kpbs.

Cookies

Um cookie é uma mensagem (arquivo, pacote de dados) enviada para o navegador de um servidor web. Esse navegador armazena a mensagem em um arquivo que, posteriormente, retorna ao servidor cada vez que for solicitado, pelo usuário/internauta, o acesso para aquele conteúdo. O principal objetivo dos cookies é auxiliar o usuário na identificação e no acesso às páginas pesquisadas, apresentando-as de forma personalizada.

CPU

CPU (Central Processing Unit) é o centro de processamento de dados de um computador, onde todas as operações são executadas.

Download

Download é a velocidade do recebimento de dados (exemplo: arquivo, vídeo, streaming, etc.) de um computador ou servidor a partir de outra máquina por meio da internet.

Firewall

Firewall é um dispositivo que tem por objetivo oferecer segurança à rede de um computador. Atua como filtro para impedir o acesso de conteúdo indesejado ou malicioso a um computador ou rede, porém, sem impedir que os dados necessários transitem.

Google Play

(Antigamente conhecido como Android Market) é um serviço de distribuição digital de aplicativos, jogos, filmes, programas de televisão, músicas e livros, desenvolvido e operado pela Google. Ela é a loja oficial de aplicativos para o sistema operacional Android, além de fornecer conteúdo digital.

Hardware

Hardware é o conjunto de componentes físicos que compõem um computador (monitor, mouse, etc.).

iOS

É o sistema operacional da fabricante Apple.

IP (Internet Protocol)

IP (Internet Protocol) é o endereço de um computador dentro de uma rede local ou da internet. É um protocolo fundamental para que os dados sejam encaminhados corretamente ao trafegarem em uma rede.

Java

Java é diferente de Java script.

Java é uma linguagem de programação, uma tecnologia empregada para desenvolver aplicações, instaladas dentro dispositivos eletrônicos de telecomunicações, um browser, por exemplo.

Javascript

Javascript é a linguagem, um código usado por websites para oferecer conteúdo interativo. Não é instalado, é somente executado por um browser, por exemplo.

Jitter

Jitter é a variação do tempo de chegada dos pacotes de dados. Essa variação ocorre em razão do volume de tráfego na rede.

Largura de Banda (bandwidth)

Largura de banda (bandwidth) determina a velocidade que os dados são transmitidos em uma rede em determinado momento.

Latência

Latência é o tempo para que um sinal (bit) ou pacote de informações chegue ao seu destino a partir de um computador.

Megabits

Megabit não pode ser confundido com Megabyte. Megabit por segundo (Mbps) é a medida padrão para avaliar a velocidade de uma conexão em rede.

Megabyte

Megabyte não pode ser confundido com megabit. Megabyte é uma unidade de medição frequentemente utilizada para definir a largura de banda (bandwidth), refere-se a volume de dados, volume de informações.

Navegador

Internet Explorer, Google Chrome, Mozilla Firefox, Safari e Opera são alguns dos navegadores mais utilizados atualmente. Também conhecidos como web browsers ou, simplesmente, browsers.

Pacote

Pacote é uma unidade de dados formatada, utilizada por redes para o envio dados em pequenas unidades gerenciáveis.

Perda de pacote

A perda de pacotes ocorre quando um conteúdo digital, que trafega em rede, não chega ao seu destino. Essa situação pode acontecer por falha de hardware ou por baixa qualidade da conexão. A perda de pacotes aumenta à medida que o tráfego aumenta.

Ping (Packet Internet Grouper)

Ping (Packet Internet Grouper) é o tempo de ida e volta demandado para um sinal / informação trafegar entre um computador e outro.

Portátil

que não é fixo em determinado lugar. Para computadores, o termo em inglês, Laptop, se refere ao computador que pode ser transportado e utilizado em vários lugares, diferentemente do Desktop, que é o computador de mesa.

Provedor de serviço de Internet

Provedor de serviço de internet (prestadora/operadora) é quem fornece a conexão de acesso à rede.

RAM (Random Access Memory)

RAM (Random Access Memory) é uma memória. É no RAM que os dados de uso frequente do computador são armazenados de modo que possam ser encontrados pelo processador.

Rede

A Internet é um sistema global de redes de computadores interligadas que utilizam um conjunto próprio de protocolos (Internet Protocol Suite ou TCP/IP) com o propósito de servir progressivamente usuários no mundo inteiro.

Servidor proxy

Servidor proxy é um elemento intermediário entre o computador do usuário e seu servidor. Pode atuar como porta de ligação para redes privadas e permitir que o usuário navegue na internet de forma anônima.

Sistema Operacional

Sistema operacional é o conjunto de programas que trabalham no hardware de um computador e permitem que outros softwares possam ser executados.

Software antivírus

Software antivírus é executado em um computador ou rede para analisar arquivos e verificar a presença de programas maliciosos, os quais possam causar danos ao computador.

Teste de velocidade (teste de banda larga)

Processo de aferição dos indicadores de qualidade das redes de telecomunicações que suportam o acesso à internet em banda larga no País.

Tráfego Concorrente

Ocorre quando a velocidade de Banda Larga contratada está sendo utilizada ao mesmo tempo que o teste é realizado.

UDP

UDP (User Datagram Protocol) é um protocolo de comunicação. O UDP permite que aplicativos de um computador enviem mensagens para outro terminal por meio de uma rede.

Upload

Upload é a velocidade do envio de dados (exemplo: arquivo, vídeo, streaming, etc.) de um computador ou servidor a partir de uma máquina para outra por meio da internet.

Wi-Fi (Wireless Fidelity)

Wi-Fi (Wireless Fidelity) é uma tecnologia que permite o compartilhamento de dados por meio de uma rede sem fio.

Fonte: https://www.brasilbandalarga.com.br/bbl/glossary

A PlayNet desenvolveu um teste para medir a velocidade que seus clientes estão recebendo residência e o servidor da PlayNet. 

Como fazer o teste?

  1. Interrompa a utilização da internet em todos os computadores, tablets, smartphones e consoles de jogos. Pare qualquer tipo de atualização e download e feche todos os programas abertos.
  2. Conecte seu computador ao roteador utilizando um cabo de rede. Se estiver no smartphone fique o mais próximo possível do roteador. 
  3. Clique neste endereço: www.velocidadeplaynet.com.br
  4. Clique no botão Iniciar e aguarde o resultado.

Obs: este testador, só funciona, se você estiver na rede da Playnet.

Se você não está conseguindo navegar, os sites estão demorando muito pra carregar ou vídeos e jogos ficam travando, então faça os procedimentos a seguir:

1) Para acesso em prédios e condomínios:

Siga esta sequência de procedimentos. Vá testando e avançando até resolver o problema.

  1. Confirme se seu dispositivo (celular, laptop) está realmente ligado à rede wifi, e não à rede 3G.

  2. Verifique se o cabo de rede externo está corretamente ligado ao roteador wifi, na entrada “WAN”, e se o mesmo encontra-se ligado na tomada.

  3. Tire o roteador da tomada, aguarde 15 segundos e ligue novamente.
    IMPORTANTE: jamais aperte o botão reset do seu roteador.

  4. Caso o problema não tenha sido solucionado entre em contato com nosso Suporte Técnico.

2) Para acesso em casas – via rádio:

Siga esta sequência de procedimentos. Vá testando e avançando até resolver o problema.

  1. Confirme se seu dispositivo (celular, laptop) está realmente ligado à rede wifi, e não à rede 3G.

  2. Verifique se o cabo de rede externo da antena está corretamente ligado no receptor POE e se o mesmo encontra-se ligado na tomada.

  3. Verifique se a outra ponta do cabo do receptor POE está corretamente ligada no seu roteador wifi, na entrada “WAN” e se o mesmo encontra-se ligado na tomada.

  4. Tire o roteador da tomada, aguarde 15 segundos e ligue novamente.
    IMPORTANTE: jamais aperte o botão reset do seu roteador.

  5. Caso o problema não tenha sido solucionado entre em contato com nosso Suporte Técnico.

3) Para acesso em casas – via fibra óptica:

Siga esta sequência de procedimentos. Vá testando e avançando até resolver o problema.

  1. Confirme se seu dispositivo (celular, laptop) está realmente ligado à rede wifi, e não à rede 3G.

  2. Verifique se o cabo de fibra (azul ou verde) está conectado corretamente ao conversor.

  3. Verifique se o conversor está conectado ao roteador Wifi, na entrada “WAN”.

  4. Tire da tomada o roteador, aguarde 15 segundos e ligue novamente. IMPORTANTE: jamais aperte o botão reset do seu roteador.

  5. Tire da tomada a ONU (caixinha branca ao lado do roteador), aguarde 15 segundos e ligue novamente.
    IMPORTANTE: jamais aperte o botão reset da ONU.

  6. Caso o problema não tenha sido solucionado entre em contato com nosso Suporte Técnico.

 

Na grande maioria dos casos simplesmente desligar o roteador da tomada por 15 segundos e ligar novamente, já resolve.

IMPORTANTE: jamais aperte o botão reset do seu roteador. Caso sua conexão não seja restabelecida siga estes procedimentos (LINK Estou com problemas técnicos. O que fazer?)

Sim, o atendimento telefônico do Suporte Técnico da PlayNet funciona 7 dias por semana, 24 horas por dia! Basta ligar no 41 3131-2467.

O atendimento via whatsapp funciona de segunda à sexta, das 8 às 20h, e aos sábados, das 8 às 18h. (41) 9 9914-0925.

[email protected]

A internet via rádio funciona através de ondas sem fio que enviam o sinal a partir de torres de transmissão até as diversas antenas instaladas em residências e empresas. Para que essa transmissão seja possível os dois pontos precisam se enxergar sem obstáculo entre eles, como prédios ou até mesmo árvores, pois podem prejudicar a qualidade do sinal. 

Atenção! Antes de contratar sua internet via rádio certifique-se que a empresa não é clandestina. Somente empresas homologadas pela Anatel tem autorização para comercializar acesso para terceiros. Provedores homologados trabalham com equipamentos, antenas e rádios que realmente permitem um acesso rápido e estável mesmo para regiões mais afastadas.
(selo PlayNet homologada)

As maiores vantagens do acesso à internet via rádio são: 

  1. chegar até regiões onde não há conexão via cabo telefônico ou fibra óptica
  2. valor mensal bastante atrativo
  3. sem franquia de consumo (colocar o link para Existe franquia de consumo nos planos da PlayNet?)

O acesso à internet por meio de cabos de fibra óptica é a melhor tecnologia para trafegar dados, voz e vídeo em alta velocidade e com melhor estabilidade de conexão. Embora esta tecnologia seja muito desejada por todos, diversas regiões ainda não possuem disponibilidade de fibra óptica.

Atenção! Antes de contratar sua internet via fibra óptica certifique-se que a empresa não é clandestina. Somente empresas homologadas pela Anatel tem autorização para comercializar acesso para terceiros. Provedores homologados trabalham com equipamentos que realmente permitem um acesso rápido e realizam junto à Anatel estudo de novos postes para receber a fibra óptica.
(selo PlayNet homologada)

As maiores vantagens do acesso à internet fibra óptica são:

  1. maior velocidade na transmissão de dados, voz e vídeo
  2. redes mais estáveis, sem interferência
  3. permite grandes distâncias de cabeamento sem perda de qualidade

Sim, a PlayNet segue todas as exigências e padrões de qualidade impostos pela Anatel para que tenha permissão de oferecer internet via rádio e fibra óptica a seus clientes.
Empresas clandestinas, não homologadas pela Anatel, não tem autorização para comercializar acesso à terceiros mas mesmo assim oferecem planos com valores tentadores (gato!). Mas é importante saber que estas empresas utilizam equipamentos fora das normas e não tem autorização para acessar os postes destinados à fibra óptica. Assim, contratando um serviço irregular, o cliente corre o risco de ficar sem conexão a qualquer momento.

No momento estamos atendemos Curitiba, SJP, Araucária, Piraquara e Antonina. Mas se você gostaria de solicitar acesso à internet para alguma outra região, entre em contato e iremos estudar a viabilidade!

Você deve entrar em contato para verificarmos se o serviço já está disponível em sua região. Se estiver, já podemos agendar a instalação. Caso contrário, vamos levantar a possibilidade de lhe atender nessa nova região. 

Não. Todo o serviço é realizado pela PlayNet.

Não, você não precisa ter um serviço de telefonia ou qualquer outro para acessar à internet da Playnet. 

Não, com os planos da PlayNet Internet você tem liberdade para navegar à vontade! Filmes, jogos, músicas, downloads… sem limite de dados! Aquele temido SMS informando que seu plano de dados está acabando… você jamais vai receber da Playnet! Basta escolher a velocidade do seu plano e navegar sem medo de sua franquia de dados acabar!

Sim, a PlayNet segue todas as exigências e padrões de qualidade impostos pela Anatel para que tenha permissão de oferecer internet via rádio e fibra óptica a seus clientes.
Empresas clandestinas, não homologadas pela Anatel, não tem autorização para comercializar acesso à terceiros mas mesmo assim oferecem planos com valores tentadores (gato!). Mas é importante saber que estas empresas utilizam equipamentos fora das normas e não tem autorização para acessar os postes destinados à fibra óptica. Assim, contratando um serviço irregular, o cliente corre o risco de ficar sem conexão a qualquer momento. 

Sim, você pode interligar seu roteador ao da PlayNet.

Pré-requisitos do roteador wi-fi:
– Interface WAN 10/100/1000Mbps com interface RJ-45 para links de acima de 100Mbps com 4 ou mais Portas LAN 10/100/1000Mbps.
– Suporte a IPV4 e IPV6.
– Se possível, frequência wi-fi 2.4GHz e 5GHz para uma melhor utilização do recurso com suporte a 802.11 /n.
Para mais informações, consulte o nosso suporte técnico.

Sim, temos profissionais especializado no atendimento corporativos. Acesse nosso conteúdo PARA EMPRESAS para saber mais ou entre em contato.

Basta entrar em contato via telefone, e-mail ou WhatsApp e solicitar a mudança de velocidade. LINK comercial

Você pode conectar diversos computadores, notebooks, tablets ou smartphones, basta ter um roteador que fará a distribuição da sua conexão via Wifi (rede sem fio) e também via Cabo RJ-45.

Além de boleto bancário, a PlayNet trabalha com todos os cartões de crédito.

Você pode pagar o boleto em qualquer banco ou lotérica, mesmo vencido. Estes estabelecimentos já recalculam tudo, sem a necessidade de você gerar no site da PlayNet uma nova conta com o valor atualizado.

Você pode gerar um novo boleto AQUI, mas lembre-se que não há necessidade de gerar uma fatura atualizada caso sua mensalidade esteja em atraso. O próprio banco ou lotérica já faz isso por você.

Acesse http://central.playnetinternet.com.br/ para entrar na sua área restrita de cliente PlayNet. Insira no campo NÚMERO DO DOCUMENTO, o seu CPF ou CNPJ. A senha são os 6 primeiros dígitos do seu CPF ou CNPJ + o último o número.

Caso tenha esquecido sua senha clique em RECUPERAR  SENHA e verifique sua caixa de email.

Ainda tem Dúvidas?

Endereço

Rua Brasilio Itiberê, 2210, Bloco B
Sala 33 Rebouças – Curitiba/PR

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